FANDOM

Taguatinga Centro é uma das subdivisões de Taguatinga. Embora pequena, composta basicamente pelas quadras em torno da avenida Central, é a região mais movimentada da cidade, com forte comércio local.

SubdivisõesEditar

Os endereços do setor são indicados pela letra 'C', acrescida do número da quadra, de C 01 a C 12. Apenas as quadras C 06, C 08 e C 12 ficam ao sul da avenida Central.

O Setor Hoteleiro de Taguatinga (SHT) também faz parte do centro de Taguatinga. Possui cerca de 10 projeções, sendo a maioria ocupada por hotéis.

InfraestruturaEditar

Neste setor, está localizada a Administração Regional de Taguatinga, em frente à Praça do Relógio, símbolo da cidade, onde também se encontra a estação Praça do Relógio do metrô. Pontos históricos, como os antigos cinemas Cine Paranoá e Cine Lara, e o local da antiga Caixa d'Água também se encontram em Taguatinga Centro.

São diversos edifícios residenciais, alguns com comércio no térreo. Um dos destaques é o edifício Novitá. Entre os edifícios comerciais, destaca-se o Taguatinga Trade Center, na entrada da cidade.

Na área de segurança, há a 12ª Delegacia de Polícia e o Comando de Policiamento Regional Oeste, da Polícia Militar do Distrito Federal, no setor Hoteleiro.

Existe uma igreja católica, o Santuário Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, e algumas evangélicas, como a Igreja Universal do Reino de Deus.

Na área de educação, há uma grande escola particular, de ensino fundamental e médio, o Centro Educacional Stella Maris. Destacam-se também os cursinhos pré-vestibulares e preparatórios para concurso.

TransporteEditar

A região é bem servida de transporte, com acesso fácil pela avenida Central, por onde passam ônibus para diversos locais do Distrito Federal, como Plano Piloto, Guará, Ceilândia, Samambaia e Gama, além de possuir a estação Praça do Relógio do metrô.

O cruzamento da avenida Central com a avenida Comercial é o mais movimentado de Taguatinga. Antigamente, havia no local uma rotatória, que foi substituída por conjunto de semáforos.

Há o projeto de construção de um túnel passando sob o Centro de Taguatinga, o que ajudaria a desafogar o trânsito da região, permitindo separar o tráfego interno do tráfego de veículos de passagem pelo Centro.[1] Porém, apesar de ser comentada á bastante tempo (inclusive desde a época de construção do túnel do metrô), nada de concreto foi feito. O custo estimado da obra é de 180 milhões de reais.<refR$ 1,8 bilhão em obras no Distrito Federal serão suspensas</ref>

EconomiaEditar

Não há indústrias ou atividades do setor primário na região, que tem sua economia movimentada pelo comércio e prestação de serviços.

ComércioEditar

No comércio, as maiores lojas são lojas de móveis, com destaque para as de calçados, materiais esportivos e lojas de instrumentos musicais (particularmente concentradas na C 12). Há 3 postos de combustível.

As lanchonetes locais aproveitam-se do movimento e ganham destaque na mídia.[2] Também contam com bastante movimento as barracas de cachorro quente, que foram transferidas da avenida das Palmeiras, para a entrada de Taguatinga, ao lado da C 01.

ServiçosEditar

Taguatinga Centro conta com 2 agências do Banco do Brasil (Taguatinga Centro e 5 de Junho), uma da Caixa Econômica Federal, uma do Banco de Brasília, uma do Itaú, uma do Bradesco, uma do banco Real, uma do Unibanco e uma do IBI.

Existe uma agência dos Correios. Há várias auto-escolas, algumas clínicas e prédios de pequenas salas comerciais.

ReferênciasEditar

  1. EPTG terá cara nova até abril de 2010
  2. Pagar pouco e comer muito