FANDOM


A estação Praça do Relógio do Metrô do Distrito Federal é a principal estação de metrô de Taguatinga. Localiza-se em Taguatinga Centro, sob a Praça do Relógio, na região mais movimentada da cidade. É uma das estações mais movimentadas do metrô.

Há 3 acessos pela própria praça (2 por escada e um por rampa) e 1 acesso pelo outro lado da avenida Central (por escada). A estação serve portanto como travessia subterrânea sob a avenida. Por possuir bastante espaço interno, a estação conta eventualmente com eventos culturais.

HistóriaEditar

Inaugurada em 1994, juntamente com o início do metrô de Brasília, foi durante muito tempo a estação terminal da linha Verde.[1] Era citada como destino do trem, para diferenciar dos que seguiam para Samambaia (linha Laranja). Com a inauguração do trecho até as estações Centro Metropolitano e Ceilândia Sul, com 6 km de linha, em 30 de março de 2006, perdeu o posto.[2] Em 30 de junho do mesmo ano, após fase de testes, iniciou-se a operação branca, que permitia viagens gratuitas entre a estação Praça do Relógio e as estações recém-inauguradas.[3] Os usuários porém tinham que trocar de trem na estação Praça do Relógio; e pagar se quisessem seguir viagem. A operação comercial começou em abril de 2007.[2]

Com essa expansão para Ceilândia, principalmente após a inauguração das outras estações, os trens passaram a chegar lotados em na estação Praça do Relógio - que antes, por ser terminal, não enfrentava esse problema -, gerando reclamações por parte dos usuários.

ReferênciasEditar

  1. Metrô inaugura estação em Brasília
  2. 2,0 2,1 Metrô DF - Estágio atual
  3. Operação Branca do Metrô tem início com Abadia como primeira passageira

Ligações externasEditar

Estação Praça do Relógio no site do Metrô